O Projeto Esperanças Olímpicas (PEO) visa criar condições de apoio a jovens Atletas e equipas que sejam identificados, através do seu valor desportivo, como esperanças olímpicas em preparação para as próximas edições de JO.

 

Na perspetiva de adequação das expetativas sobre Atletas e projetos de desenvolvimento desportivo, o PEO inclui as seguintes vias de acesso:

  1. Integração de Atletas por critérios desportivos a definir no âmbito do enquadramento competitivo internacional da respetiva modalidade a avaliar com a respetiva Federação;
  2. Apoio a projetos de desenvolvimento e promoção de valor desportivo, apresentados pelas Federações, conducentes à participação em futuras edições de JO, designadamente Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, tendo por base um planeamento, com objetivos globais e intermédios e metas temporais tangíveis, tecnicamente fundamentado e orçamentado, desde que não seja objeto de financiamento por parte do IPDJ

A formalização das propostas de integração, de acordo com os critérios desportivos definidos nas Grelhas de Integração da respetiva modalidade, é da exclusiva responsabilidade das Federações Desportivas Nacionais.

A integração de Atletas é formalizada em sede de Contrato-programa, celebrado entre o Comité Olímpico de Portugal e a respetiva Federação Desportiva, onde se enquadram os objetivos, a elegibilidade e a execução do Projeto de Esperanças Olímpicas.

 

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio e de acordo com o documento das instruções de preenchimento. Para efeitos do relato das atividades e financiamento deverá ser utilizado o formulário que, em baixo, se apresenta.