Síguenos:

Conheça os Presidentes do COP

HISTORIAL DE PRESIDENTES

Artur Lopes

Artur Lopes

2024 - Presente

David Enrique Bernier Rivera

David Enrique Bernier Rivera

2008 - 2012

Carlota Ciganda

Carlota Ciganda

Golf

VER PERFIL
Arbidel González

Arbidel González

Natación

VER PERFIL
María Xiao

María Xiao

Tenis de Mesa

1
Sebastián Mora

Sebastián Mora

Ciclismo en Pista

3
Laia Codina

Laia Codina

Fútbol

1
María Isabel Rodriguez

María Isabel Rodriguez

Fútbol

1

COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

O Comité Olímpico de Portugal é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e natureza desportiva, constituída de harmonia com as normas estabelecidas pelo Comité Olímpico Internacional.

Tem por missão desenvolver, promover e proteger o Movimento Olímpico em Portugal, em conformidade com a Carta Olímpica, sendo parte constitutiva do Movimento Olímpico e reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.

No exercício dessa missão o Comité Olímpico de Portugal tem por função essencial promover os princípios e valores fundamentais do Olimpismo, em particular nos domínios do desporto e da educação, garantindo a observância da Carta Olímpica.

 

Breve Cronologia

As ligações de Portugal ao Movimento Olímpico remontam a 1906 com a nomeação de um português, António Lancastre, para o Comité Olímpico Internacional e continuaram através da Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, criada em 1909.

A 30 de abril de 1912 foi criado o Comité Olímpico Português com o objetivo de Portugal participar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo.


O primeiro presidente do Comité Olímpico Português foi Jayme Mauperrin dos Santos que faleceu em 1913. Seguiu-se como presidente Alfredo Ferreira dos Anjos, Conde de Fontalva.

Em 1919 o Comité é oficialmente reconhecido pelo Governo Português, por decreto assinado pelo Ministro da Instrução Pública e em 1925, através da Lei nº 1 728 de 5/01/25 é reconhecida a personalidade jurídica do Comité Olímpico Português.

 

A 20 de junho de 1978 a Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Primeiro-Ministro, reconheceu o Comité Olímpico Português como de Utilidade Publica.

A 15 de outubro de 1984, por Despacho n.º 49-A/84, publicado em Diário da República n.º 274, de 26/11/84, II Série, foi atribuída a Medalha de Mérito Desportivo ao Comité Olímpico Português, pelo Secretário de Estado dos Desportos, Júlio Francisco Miranda Calha.

Por Despacho n.º 167/ME/91, de 26 de setembro de 1991, publicado na II Série do Diário da República n.º 244, de 23/10/91, foi atribuída a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo ao Comité Olímpico Português pelo Ministro da Educação, Roberto Artur da Luz Carneiro.

Na Assembleia Plenária de 4 de junho de 1992, foi decidido alterar, por unanimidade, a designação para Comité Olímpico de Portugal.

Em novembro de 1999 o Presidente do COP recebeu em nome do Comité Olímpico de Portugal o Colar de Honra ao Mérito Desportivo que lhe foi conferido por Fernando Gomes, Ministro-adjunto do 1.º Ministro.

A 23 de junho de 2014 foi atribuído o grau Doutor Honoris Causa ao Comité Olímpico de Portugal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Com este importante grau honorífico a UTAD pretendeu homenagear o COP “pelos relevantes serviços prestados ao desporto português, pela disseminação dos valores relativos aos ideais olímpicos na sociedade portuguesa e pelos significativos resultados desportivos de todos os atletas olímpicos, com especial destaque aos medalhados e aos quatro campeões Carlos Lopes (Los Angeles, 1984); Rosa Mota (Seul, 1988); Fernanda Ribeiro (Atlanta, 1996) e Nelson Évora (Pequim, 2008)”.

A 27 de maio de 2015, o Comité Olímpico de Portugal foi designado Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique pela Presidência da República Portuguesa, através de Alvará (extrato) n.º 22/2015, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 137, de 16 de julho de 2015.

Un total de treinta y tres (33) Federaciones Deportivas Nacionales pertenecen al Comité Olímpico de Puerto Rico. A ese total debe añadírsele la Federación de Medicina Deportiva y Asociación de Atletas de Alto Rendimiento.

Todas estas federaciones están representadas en el PLENO del Comité Olímpico de Puerto Rico por un delegado en propiedad y un delegado alterno.

Además, se eligen representantes del interés público, uno por cada cinco federaciones deportivas o fracción de estas, al día de hoy se cuenta con 7. Las elecciones del Comité Olímpico de Puerto Rico se celebran cada cuatro años, dentro de los primeros noventa días de finalizados los Juegos Olímpicos de Verano.

El Miembro de Puerto Rico en el Comité Olímpico Internacional también forma parte de nuestro Comité Olímpico. La Asamblea General, por consiguiente, esta constituirá por un total de 41 delegados.

Artur Lopes

PRESIDENTE

Ver o crescimento contínuo dos nossos atletas e desfrutar de cada vitória com eles tem sido uma das experiências mais gratificantes da minha vida.

Desde a sua constituição, em 1894, o Comité Olímpico Internacional (COI) teve na sua estrutura seis membros de nacionalidade portuguesa.

MEMBROS DO COI DE NACIONALIDADE PORTUGUESA

António de Lancastre

António de Lancastre

1906-1912: Membro

David Enrique Bernier Rivera

David Enrique Bernier Rivera

2008 - 2012

Carlota Ciganda

Carlota Ciganda

Golf

VER PERFIL
Arbidel González

Arbidel González

Natación

VER PERFIL
María Xiao

María Xiao

Tenis de Mesa

1
Sebastián Mora

Sebastián Mora

Ciclismo en Pista

3
Laia Codina

Laia Codina

Fútbol

1
María Isabel Rodriguez

María Isabel Rodriguez

Fútbol

1

SAIBA MAIS SOBRE O MOVIMENTO OLÍMPICO

International Olympic Committee

Menu

Our goal is to help people in the best way possible. this is a basic principle in every case and cause for success. contact us today for a free consultation. 

Practice Areas

Newsletter

Sign up to our newsletter